Na Educação Infantil, a criança é recebida na escola de maneira acolhedora, com cuidados que permitem a construção de vínculos de confiança, afeto e segurança. O ato de aprender se dá no convívio com o outro, no relacionamento com a natureza, nas rodas de conversa, nos momentos de leitura, nas atividades lúdicas e nas múltiplas linguagens promovidas pela escola.

Para nós, o trabalho com a linguagem oral e escrita constitui um dos eixos básicos do segmento, dada a sua importância na formação do sujeito, na interação com as outras pessoas, na construção do conhecimento e no desenvolvimento do pensamento.

A leitura está presente na rotina escolar, na sala de aula ou na biblioteca, com o objetivo de ampliar a experiência com a variedade de gêneros e cultivar o comportamento leitor.

O espaço físico da escola, os materiais, os brinquedos, o mobiliário e todos os demais recursos são utilizados como instrumentos ativos do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento pedagógico e social das crianças.

Para os pequenos, quase tudo na vida é brincadeira. Por isso, na Educação Infantil, não faz sentido separar momentos de brincar dos de aprender. Essa simultaneidade pede que espaços e rotina da escola sejam planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens, o tempo todo. Sem abrir mão, é claro, dos cuidados com segurança e saúde.